Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

___________________uni__

 

Volume 14, n4

Volume 14, n3

Volume 14, n2

Volume 14, n1

Volume 13, n3

Volume 13, n2132

Volume 13, n1td13-1

Volume 12, n3td123

Volume 12, n2C122

Volume 12, n1td121g

Volume 11, n3c113

Volume 11, n2112g

Volume 11, n111-1

Volume 10, n3v103g

Volume 10, n2TD10-2

Volume 10, n1V_10_1G

Volume 9, n2v92g

Volume 9, n1

Volume 8, n2v82

Volume 8, n1t81g

Volume 7, n2

Volume 7, n1

Volume 6, n2

Volume 6, n1

Volume 5

Volume 4

Volume 3

Volume 2

Volume 1

112p

Estratégias para o acompanhamento e avaliação de atividades práticas
e saídas de campo em Geociências

Versão integral PDF

Carla de Abreu D'Aquino
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá.

Jarbas Bonetti
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências

ABSTRACT : The present work emphasizes the monitoring and evaluation of practical activities and field trips, as well as the teaching tools of some disciplines of undergraduate courses in Oceanography and Geography at the Federal University of Santa Catarina. The questionnaires were applied to students and teachers after the end of the activities resulted in their evaluation from the perspective of students and teachers. The protocolization of these activities enabled and fostered its evolution. It was found that the design and quantification of these activities may provide answers in terms of infrastructure, equipment available and achieve learning goals, with an interesting assessment tool for improvement and encouragement of this type of activity within the undergraduate courses in the field of Geosciences.

Keywords: Undergraduate education, Geosciences, extra-class activities

RESUMO : O presente trabalho destaca o acompanhamento e avaliação de atividades práticas e saídas de campo, bem como suas ferramentas didáticas, junto a algumas disciplinas dos cursos de graduação de Oceanografia e Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. A aplicação de questionários aos alunos e professores após a realização das atividades resultou na avaliação das mesmas sob a perspectiva dos alunos e professores. A protocolização dessas atividades viabilizou e favoreceu sua evolução. Foi possível constatar que a esquematização e quantificação dessas atividades poderão trazer importantes respostas em termos de infraestrutura, equipamentos disponíveis e alcance dos objetivos didáticos, sendo uma ferramenta interessante de avaliação para melhoria e incentivo deste tipo de atividade dentro dos cursos de graduação na área da Geociências.


Palavras-chave: Ensino de graduação, Geociências, atividades extra-classe


 

Copyright © 2005-2007 - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Brasil - Todos os direitos reservados -

Desenvolvimento: